Ampliflix #52 – Critérios Arrasadores para Avaliar Projetos Acadêmicos

Por Carla Arena · 15 de maio de 2018

Todos educadores já passaram por uma fase de avaliação que era muito baseada no “achômetro” e no “carômetro”. Quem nunca? O critério era mais ou menos de cabeça. Na verdade, há uma métrica e uma ciência na avaliação de projetos digitais ou qualquer atividade pedagógica. E porque não dizer que é uma arte também? Uma condução para que nossos alunos cheguem ao melhor da performance deles por meio da transparência dos critérios de avaliação. E o nosso ampliflix traz um especial sobre esse método que podemos criar para avaliarmos os projetos de nossos alunos.

E aqui estão os dois Ampliflix que gravamos sobre avaliação, o segundo foi especial com os nossos Google Innovators Luciana Santos e Tiago Bevilaqua que compartilharam estratégias e formas de avaliação incríveis, inclusive gamificadas:

Confira este post do Professor João Mattar: http://joaomattar.com/blog/2012/01/24/rubricas-no-processo-de-avaliacao/

E estas ferramentas para a construção de rubricas. Não precisa começar do zero, e mesmo estando em inglês, uso o tradutor se precisar.
Rubric Maker
Rubistar
Quick Rubric

Tem até complemento do Google Docs! O Orange Slicer.

E quem sabe o uso de badges para criar os critérios de avaliação? Amamos o Credly.

conheça o autor

Carla Arena

"Ter idealizado o Amplifica e vê-lo impactar a vida de educadores e líderes educacionais é o que nos impulsiona a levantar todas as manhãs sempre buscando soluções inovadoras e significativas para ajudarmos a educação no país a ser cada vez mais conectada ao mundo, aos alunos e educadores. Amplificar é transformar desafios e soluções."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja mais

artigos

Como usar o modelo Octalysis para engajar seus alunos na sua sala de aula

28 de junho de 2022 . Por Eduardo Aquino

“Gamificação é a arte de extrair toda diversão e os elementos engajantes dos jogos e aplicá-los em atividades produtivas do […]

Saiba mais

Estratégias de Gamificação para o engajamento dos alunos em sala de aula

23 de junho de 2022 . Por Carla Arena

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” – Paulo Freire Nossa, estamos finalizando o […]

Saiba mais

Dicas de segurança online para crianças nas redes sociais

19 de maio de 2022 . Por Eduardo Aquino

Conteúdo traduzido e adaptado pelo amplifica de Muggle Teacher via Twitter. A geração atual nasceu imersa nas redes sociais, que […]

Saiba mais

2020 | Site por Oni Design de negócios

Share via
Copy link
Powered by Social Snap