Como usar o modelo Octalysis para engajar seus alunos na sua sala de aula

Por Eduardo Aquino · 28 de junho de 2022

“Gamificação é a arte de extrair toda diversão e os elementos engajantes dos jogos e aplicá-los em atividades produtivas do mundo real.”

– Yu-Kai Chou

Muitos de vocês provavelmente já estão familiarizados com o termo “gamificação”. Se não, vou te explicar rapidinho: é basicamente usar elementos de jogos em contextos, processos ou atividades do mundo real, como na educação, dentro de empresas ou até em eventos. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum em várias nichos, principalmente como uma forma de engajar alunos nas escolas ou colaboradores de empresa, por exemplo.

Dá uma olhadinha na explicação da Carla Arena, que postamos na semana passada lá no nosso instagram:

https://www.instagram.com/p/CfU48eyjHuF/

O maior nome da gamificação mundial é Yu-Kai Chao, pioneiro nesse tema. Chao é um taiwanês que desenvolveu uma metodologia autoral depois de mais de 20 anos de pesquisa, chamada de Octalysis Framework.

O Octalysis

O modelo Octalysis é um diagrama de oito lados, criado a partir do design focado em pessoas, para criação de projetos gamificados. Cada um desses oito lados representa um gatilho do comportamento humano, tipos de motivação diferentes que fazem com que as pessoas a agirem de determinada forma ou realizarem atividades específicas.

Mas você deve estar aí se perguntando: “o que isso tem a ver com minha aula?” A resposta é: tudo!

A geração atual, essa geração que está nas suas salas contigo, é uma geração de gamers. Não tem como fugir disso. Todo mundo joga alguma coisa hoje em dia. E eles estão cansados de aulas tradicionais, de um modelo de ensino que foi criada e mantida para gerações antes deles, que não fazem mais sentido e não são proveitosas para a jornada de aprendizagem deles.

Entendo o Octalysis, você entende como as pessoas se comportam e se motivam. Com esse entendimento, a sua aula vai se tornar a mais esperada da semana, pois vai te permitir criar estratégias e planos de aula que vão englobar esse framework e, de fato, engajar seus alunos.

Então, vem comigo que vou te explicar cada um dos 8 drives motivacionais do Octalysis e que perguntas você deve fazer para aplicá-los na sua aula!

1. Significado Épico e Chamado

O que faz sua aula ter sentido?

Gatilho que remete ao sentido da vida e da humanidade. Um convite para a pessoa fazer parte de algo maior do que ela. É sobre dar um senso de propósito para o seu aluno. Ele precisa se sentir parte de algo maior, no qual tem uma missão a cumprir.

2. Realização e Conquista

Em que momento seu aluno percebe que está progredindo na sua aula?

Motivador do progresso, desenvolvimento de habilidades e superação de desafios. A palavra “desafio” é muito importante porque uma recompensa não faz sentido sem um desafio à altura. Esse é o motivador mais fácil de desenvolver e é onde a maior parte das gamificações PBL (Points, Badges and Leaderboards) se baseiam, podendo cair numa armadilha de competitividade superficial. É sobre o polo com as táticas mais conhecidas, baseadas em ganhar coisas arbitrárias como pontos na sua disciplina.

3. Empoderamento da Criatividade

Com que frequência você dá feedbackpara seus alunos?

Motivador usado para engajar processos criativos quando o aluno precisa repetidamente descobrir soluções e tentar combinações diferentes. Pessoas não só precisam de maneiras de expressar sua criatividade, mas devem também ser capazes de ver os resultados por meio de feedback rápido, com tempo hábil de resposta. É sobre promover a realização pessoal dos alunos o aumento do potencial deles.

4. Sentimento de Dono

Quando seu aluno se sente dono de um projeto?

Motivador em que os alunos se sentem motivados porque se sentem donos ou pertencentes de algo. Quando alguém se sente dono, ele quer fazer seu melhor para conquistar mais coisas. Também funciona quando o aluno é levado a investir seu tempo para customizar seu “perfil”, a forma como é visto. Algumas pessoas gostam de sentir que estão acumulando coisas, como pontos ou recompensas na sua aula.

5. Influência Social

O que faz com que seu aluno se sinta importante na sua aula?

Motivador que incorpora elementos sociais que motivam as pessoas como: mentoria, aceitação, companheirismo, até mesmo algum grau de competição. Quando um aluno vê o outro que é incrível em alguma habilidade, ele pode ser levado a  querer alcançar o mesmo nível. Também inclui a motivação de nos aproximarmos de pessoas, locais ou eventos aos quais gostaríamos de nos conectar. Muitas pessoas precisam de um empurrãozinho dos colegas para fazer as coisas.

6. Escassez e Impaciência

O que deixa seu aluno impaciente ao buscar um resultado na sua aula?

Motivador que te faz querer algo por não poder ter. É aquele ditado: a gente dá muito valor para as coisas quando as perdemos ou não as temos. Oportunidades de ganhos limitadas ou riscos de perdas nas suas aulas podem gerar um engajamento estimulado por essa escassez.

7. Curiosidade e Imprevisibilidade

Como seus alunos reagem a situações inesperadas?

Motivador que faz seus alunos quererem descobrir os próximos passos de uma jornada de aprendizagem. Quando eles não sabem o que vai acontecer, o cérebro deles é instigado a pensar sobre as possibilidades. Usar geradores de resultados aleatórios são formas de trazer imprevisibilidade e curiosidade para uma gamificação.

8. Esquiva e Perda

O que seu aluno evita que aconteça na sua aula?

Motivador que se baseia em evitar que algo ruim aconteça. Pode ser evitar a perda de um trabalho finalizado ou evitar que tudo o que o aluno fez até certo ponto se torne inútil. Oportunidades sazonais possuem uma forte utilização deste motivador porque as pessoas sentem que se não agirem imediatamente podem perdê-la. Há certas coisas de que os alunos devem ter “medo” que aconteça e fazer de tudo para evitar, como reprovar ou ficar de recuperação, por exemplo.

Agora, você tem 8 perguntas chaves para ativar 8 gatilhos motivacionais poderosos na cabeçinha dos seus alunos que vão transformar completamente a experiência de aprendizagem deles e como eles se conectam e se motivam na sua matéria.

E como um bônus para você que chegou até aqui, um modelinho pronto para você usar uma gamificação personalizada na sua sala de aula e brilhar com seus alunos!

conheça o autor

Eduardo Aquino

"Estar no Amplifica é dar minha contribuição para a educação. "

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